Escrevi este artigo especialmente para você que opera Day Trade, Forex e qualquer outra operação alavancada de alto risco: Seja mini indice BMF (Win) ou mini dólar (Wdo).
Caso você já opere ou está iniciando irá perceber que além da técnica e estudo, você terá um grande desafio no controle da ansiedade.
Fico a disposição para falar contigo e realizar uma avaliação online gratuita, sobre as suas questões e traumas para operar no day trade. (clique aqui e preencha o formulário com seus dados solicitando meu contato).
Já ouvi vários relatos de clientes como: Minha mão está suando, eu abro o home broker (profitchart, metatrader) e tenho taquicardia, medo, dor no estômago, tontura, náuseas. Estes são sintomas de ansiedade no day trade. Eles podem evoluir para uma TAG (Transtorno generalizado de ansiedade), depressão, mudança visível de humor, irritação.
Além das péssimas sensações, problemas social e de saúde a ansiedade no day trade irá te trazer prejuízos incalculáveis. O maior deles é simplesmente parar de operar.
Considero a desistência do mercado um dos piores efeitos, porque ele pode ter sido ocasionado por um trauma. O trauma acontece quando a neurofisiologia da ansiedade encontra situações para formar uma concepção (crença). Por exemplo você começa operar com ansiedade e obtêm o primeiro loss do dia, opera novamente e aumento e toma um stop loss de 200 pontos contra a tendência do mercado ( acontece, você comprou em um topo ou fundo e ele foi testado). Porém a sua mente racional não irá observar as informações técnicas, ficará apenas com a sensação da perda e dependendo de quantos contratos você estava operando, sua mente irá durante o dia todo te falar: Você perdeu 200 reais, 600 reais, 2 mil reais…
Neste dia se você voltar para o mercado pode reverter este trauma ou aumentar ainda mais… Portanto é extremamente perigoso e possivelmente traumático operar com ansiedade.
Como tratar a ansiedade no day trade:
A ansiedade é uma alerta natural da relação mente – corpo, para nos alertar de perigo eminente, atenção para executar uma tarefa e preparação para um aprendizado importante. Não devemos considerar os mecanismos que ansiedade ruins ou bons, eles são mecanismos de preparação, é como uma faca bem afiada, ela pode ter servir para um bom jantar ou machucar seu dedo enquanto está preparando o jantar se não tiver habilidade e atenção suficientes.
Por conta dos mecanismos naturais da ansiedade temos 2 cenários: Aprendizado para o Flow ou Aprendizado para o trauma. O flow é um estado de satisfação e interesse, tenho vários artigos escritos sobre esse estado e vídeos, caso você se interesse comece lendo este artigo sobre flow (clique aqui).
Portanto a ansiedade não é sua inimiga, ela deve ser controlada e direcionada para o flow, assim como você controla uma faca muito afiada. Então todas as atividades que vou recomendar não tem nenhuma relação com acabar com a ansiedade, seja por remédio ou outras atividades para você “operar zen”, entendo que não é a melhor estratégia, além de você acabar com uma excelente ferramenta que a ansiedade pode se tornar ( podemos falar sobre isso em outro artigo)
Atividade 1: Problema no eixo : habilidade/desafio.
Na psicologia positiva temos no flow um guia para entendermos a importância deste eixo habilidade/desafio. É simples compreender, como ficaria a sua ansiedade se estivesse dentro de um avião e o piloto desmaiasse? Sim ficaria tão alta a ponto de passar mal e etcs. isso ocorre porque sua habilidade em pilotar avião é nula e o desafio é muito grande. Em outro exemplo como fica sua ansiedade em ir até a padaria próxima da sua casa e comprar pão ( sem que esteja com fome? ou realizar alguma atividade monótona que não apresente nenhum desafio ou nenhuma recompensa? Este é um dos motivos que sou contra operar/treinar em contas demonstração (vamos falar sobre isso em outro artigo ou entre em contato comigo que explico melhor os motivos).
Abaixo a imagem do eixo habilidade/desafio:
Soluções:
- Planejamento sobre aumentar o desafio conforme a sua habilidade, exemplo iniciar operando um contrato, ter uma média de pontos possíveis com a sua habilidade e condições do mercado. Dica importante: aumentar o desafio conforme sua habilidade aumenta ou diminuir o desafio se perceber que sua habilidade não é o suficiente. É essa calibração no eixo do flow que irá garantir aprendizado e vontade/satisfação em operar todo dia.
- Objetivos bem definidos e alcançáveis: O seu flow será destruído se você começar a operar para “ganha dinheiro”, ficar rico e etcs. A ansiedade no day trade dispara quando você percebe que as possibilidades de ganhos são gigantescas e as de perda também. Um objetivo definido é uma meta para o mês (finalizar o mês com 1.000 pontos positivos), essa meta tem que ser medida não diariamente, mas semanalmente, fazer 250 pontos por semana é algo possível, mesmo saindo hoje da bolsa com 100 pontos de loss em um stop ou perceber que não está com a mentalidade adequada para operar. Lembrando que quando ficar fácil essa meta ela não necessariamente precisa ser aumentada, mas você pode aumentar a quantidade de contratos e medir como se sente. Tive um cliente que sua ansiedade no day trade ficava insuportável quando ele aumentava o numero de contratos, exemplo fazer 1.000 pontos por semana com um contrato era tranquilo, quando ele aumentava para 10, 20, 40 contratos para ganhar valores consideráveis por semana e viver de day trade, sua ansiedade alcançava níveis absurdos e ele sempre saia no prejuízo na semana. Vamos aprofundar esse assunto abaixo dinheiro x pontos.
Fico a disposição para falar contigo e realizar uma avaliação online gratuita, sobre as suas questões e traumas para operar no day trade. (clique aqui e preencha o formulário com seus dados solicitando meu contato).
Atividade 2: Comparações sobre dinheiro.
Um erro muito comum é operar pensando e de olho no resultado financeiro, vários programas de operação na barra do valor do mercado temos o resultado financeiro daquela operação em tempo real, então você fica olhando sua operação assim: -20 , – 50, – 120 e pensa: poxa estou fazendo algo errado. E reposiciona o seu stop ou não aumenta a margem dele, mesmo tendo todas as comprovações que o mercado irá correr ao seu favor. Sabe porque isso acontece? temos muitos gatilhos mentais sobre perder dinheiro e quando você está em uma situação de perda de dinheiro quer parar o mais rápido possível, é normal sua ansiedade disparar e mesmo que a operação termine em gain você estará completamente adrenalizado, ansioso com um nível de stress alto. Lembra do que falamos do aprendizado de flow ou aprendizado de trauma? adivinhe qual tipo de aprendizado fica em um dia como este?.
O inverso também ocorre, pensar: Ual eu sou muito foda, fiz R$1.200 reais hoje, pelas minhas contas vou terminar o mês com pelo menos uns 15 mil de gain. Então todos os dias restantes tem prejuízo e termina o mês com menos 5 mil ou quebrando a banca até o final do mês… Isso ocorre porque o relaxamento dentro do flow faz o seu nível de ansiedade cair muito, cai sua atenção, você aumenta a dificuldade sem perceber que seu nível de habilidade está caindo (está ficando tedioso, fácil e você tira o foco em fazer o certo). você sabia que existe uma pesquisa que 80% dos acidentes de carro, acontecem no retorno para sua casa e até 10km, ou seja você está chegando, está relaxado e sua atenção está reduzida. Existe até mesmo um estudo da NYSE (bolsa de valores de Nova York), sobre os operadores na duvida preferem 2 vezes mais operarem para a alta do que a baixa, é uma associação subliminar da mente sobre o verde ser bom e o vermelho ser ruim, sendo que se sabemos que a tendência de mercado são vários fatores e o touro não vence o urso por ser verde e o outro vermelho.
Soluções:
- Operar por pontos e jamais por dinheiro: Temos muitos gatilhos, informações subliminares sobre dinheiro, o que é barato o que é caro para minha realidade e etcs. O maior erro que vejo em grupos e informações sobre trade, cursos, conversas e etcs é associar resultados a ganhos financeiros. Sim, fuja daqueles prints ou vídeos sobre operações que demonstrem resultados financeiros. O que deve te importar são pontos, percentual de ganho mensal e nada mais.
- Esse é o segredo para controlar a ansiedade está bem fazendo 100 pontos por dia, excelente, se sua concentração e psicológico estão bem não importa se está operando 1 ou 400 contratos. Você está pronto para viver de trade, na minha concepção esta é a diferença entre um “profissional e amador”: capacidade de controle da ansiedade operando da mesma forma não importa quantos contratos estejam na mesa.
- Configurar o seu programa de home broker para descaracterizar urso x touro e focar no resultado de pontos e não em resultado financeiro.
- O dinheiro que colocou para operar não é mais seu. Sim, este pensamento (hack mental), vai te ajudar muito em dias de perda. É mais ou menos assim: Você irá entrar em uma festa e custa 4 mil, você poderá sair dela quando quiser e levar o que quiser, inclusive levar todo esse dinheiro e um pouco mais. Na minha concepção me parece muito lucrativo. Sei que voltamos a falar de valores, então vamos falar de percentual, se eu tenho 5%, 10% do meu capital nesse tipo de investimento e o resto em investimentos bem seguros, então tudo bem se eu não retornar com nada desta festa… (Você pode trabalhar sua mente com este exemplo que eu fiz ou outro exemplo que quiser, o importante é você se desvincilhar do resultado financeiro, porque ele é sempre relativo).
Atividade 3: Preparação e crenças sobre o que está fazendo.
Todo cliente que atendo tem crenças muito fortes sobre seu problemas, popularmente conhecemos elas como traumas, muitos são irracionais e a própria pessoa sabe disto. Medos como dirigir, avião, medo de palhaço e outros como medo de cachorro de colo, medo de porta fechada, medo de lagartixa, medo de móveis antigos… Estes são um dos mais variados casos que atendi. A grande parte dos nossos medos são irreais ou encontram explicações lógicas mesmo que não façam sentido nenhum para nós.
Vou falar sobre um medo/crença/trauma que vários traders já me relataram: A bolsa reverte a tendência quando eu dou a minha entrada. Você sabe que isso é verdade?! a B3 está te perseguindo, ela e a corretora tem um plano de reverter tudo para tirar o seu dinheiro, você fulano da silva está sendo enganado por esse teatro chamado mercado financeiro. (Se você concordou com a frase acima, me procure urgentemente, risos, você tem uma crença séria e perigosa sobre o mercado).
Deixando a brincadeira e exemplos de lado, explicando o porque. Nossa mente evoluiu a partir de um cérebro reptiliano, ele reage a qualquer sinal de perigo, e nossa imaginação acha uma explicação para o perigo. Um ruido fora da caverna para o homem primitivo é motivo de se esconder e fugir. Este mesmo mecanismo nos faz imaginar coisas absurdas quando o mercado não está a nosso favor e termos perdas com ele. Se sua ansiedade já está avançada e o seu medo do mercado é igual a monstro debaixo da cama, indico entrar em contato comigo para revertermos esse trauma. (Clique aqui).
Soluções:
- Conheça a bolsa: o funcionamento, jogue luz debaixo dessa cama, conheça histórias reais de pessoas que ganharam e pessoas que perderam. É o mesmo processo de ensinar para uma criança que ela pode dormir sozinha em seu quarto e nenhum monstro irá pegar ela.
- Entenda o seu nível de assertividade e se os resultados estão dentro do esperado/planejado. Isso é muito importante, porque o fator sorte/azar é um dos grandes criadores de crenças e traumas.
- Operar começa bem antes de realizar sua entrada, tempos atrás percebi que não estava com o home broker instalado no celular, quando a internet parou no meu PC. Erro de planejamento idiota, mas que pode custar a sua banca e te deixar com um belo trauma sobre o mercado.
- Sua mente e corpo estão interligados, realize atividades de mindfulness, auto-hipnose e outras para manter a calma antes e nos intervalos das operações.
Conclusões e próximos passos.
Neste artigo você percebeu que a ansiedade pode ser uma excelente aliada ou uma barreira e que ela pode ser a chave para o seu sucesso e fracasso. Este é um assunto bem extenso e profundo, fique a vontade para deixar perguntas ou outros assuntos e questões especificas que gostaria de ajuda sobre a ansiedade.
Muito bom