Existem armadilhas em nossa mente, já programadas em nosso DNA, nesse artigo vou especificar elas e sobre como fugir delas no mercado financeiro.

Definição de FOMO, FOBO e JOMO

Estas são siglas de gatilhos em situações programas em nossa mente, elas existem em situações das mais diversas e não apenas em nossas ações no mercado financeiro, realizando day trade por exemplo.

FOMO (Fear of missing out) O medo de ficar de fora:

É a angustia no mercado financeiro que você sente antes de operar, que pode te empurrar para iniciar uma ação por medo e ou angustia de ficar de fora. veja a imagem abaixo, se você passar em uma rua e ver esta cena, você vai também olhar para cima. No mercado financeiro esse gatilho nos leva ao famoso: comprar topo e vender fundo…

 

Exemplo de fomo: Todos olhando para um lado, você também quer olhar e encontrar sentido no que outros estão vendo.

Poxa, olha esse candle vermelho, olha esse mercado todo caindo, olha quanto dinheiro estão ganhando agora… Tenho que vender também… Você iniciar a venda e fica preso nela com o mercado virando imediatamente para um compra.

FOBO (Fear of better option) O medo de uma opção melhor:

Você já pensou: Vou entrar nessa operação, mas vou esperar até que o preço ou posição do candle esteja em tal local. Logo em seguida o mercado vai embora para a posição que você imaginava e você ainda está esperando a sua melhor posição de entrada.

Um dos exemplos são as opções de filmes disponíveis em streaming como a Netflix, podendo ficar mais tempo escolhendo algo para assistir do que necessariamente assistindo. A sensação de tenho que escolher algo melhor ou começar a assistir e se perguntar se tem algo melhor é quase inevitável.

JOMO (Joy of  missing out) A felicidade de ficar de fora:

Existe uma inegável felicidade em apenas observar uma situação sem nenhuma decisão ou ação. Podemos entender como o efeito do espectador um fenômeno psicológico que trás conforto em não tomar uma decisão… O pior: traz felicidade, imagine a felicidade em prorrogar um stop: puxa um pouco mais o stop, não decida perder agora, pode ser que o mercado retorne para o seu lucro…

O Jomo pode ser ficar de fora do mercado ou de fora de uma decisão, postergar uma decisão que seja negativa a você.

No dia a dia encontramos o JOMO  quando vemos um desastre e ficamos apenas observando, sem tomar decisões ou nos envolvermos.

Como lidar com o FOMO, FOBO, JOMO:

Vamos trabalhar uma ferramenta simples, o contraponto.

Contraponto se resume a utilizar um contraste, redutor, opositor para contrabalancear e dessa forma administrar os efeitos de um fenômeno psicológico natural.

FOMO: O contraponto que sempre utilizo é como na imagem, quero ser um dos primeiros a chegar para a novidade, ela depois de uma ceta regra: tempo, posição ou falta de frescor já não me interessa mais. Sempre que uma situação no mercado fica óbvia, penso na musica infantil da batata quente, repito para minha pessoa: Quero pegar essa batata no início ou no fim?!

FOBO: Meu insight mental para contraponto do FOMO é: “um para mim um para o santo”, esse insight me ajuda a visualizar o mercado como incrivelmente abundante, uma fartura de oportunidades… Então está tudo bem em sair mais cedo de uma posição, ou entrar em um ponto que preciso sair com pouco por proteção.

JOMO: Um ótimo contraponto para o JOMO são: Metas.  Então eu tenho metas de stop, metas de quantidade de operações e metas para o estado mental que preciso para o meu operacional.

A conclusão é que FOMO, FOBO e JOMO são acontecimentos naturais, temos que lidar com eles e termos uma estratégia operacional e emocional para lidarmos. Pude compartilhar as minhas estratégias, você pode utilizar ou contar que eu possa te ajudar a desenvolver as suas estratégias.