Mentores são entidades (essências cientes de sua existência), com uma finalidade específica de conhecimento, sabedoria e disposição em criar uma relação conosco.

A função dos mentores:

Mentores são como professores, guias, transformadores de nossa realidade. Existe uma troca de ganho mútuo: Quando um mentor é lembrado e acessado a sua energia volta a fazer parte da nossa realidade, ajudando que sua lembrança e propósito não sejam esquecidos. Vale lembrar que a natureza dos mentores tende a ser reconhecida pelos valores, estes valores são parte da nossa história e sociedade, então é comum que culturas diferentes e ao longo da história, mentores diferentes passem a mesma mensagem/energia. Como é o caso da imagem abaixo de Jesus, Buda e Krishna.

A transformação

Os mentores realizam o seu trabalho em nosso mundo/realidade através da influência que conseguem em nossas vidas. A transformação ocasionada em nossa vida mantém o seu legado e egrégora (conjunto de energias de pessoas que os acessa).

Tipos de mentores:

Os mentores podem ser conhecidos ou desconhecidos. Não existe uma relação que um mentor famoso seja melhor que um mentor desconhecido. Vejo que para nossa psique (mente), é mais fácil trabalhar com um mentor desconhecido do que um mentor Jesus, onde você não conseguiria questionar ou ter o livre arbítrio sobre seus apontamentos em sua vida. Por esse fato entendo que é mais comum acessarmos mentores desconhecidos por nós, que trazem a mesma função e energia dos mentores conhecidos. As matrizes religiosas também fazem a mesma divisão, na umbanda é conhecido por 7 linhas, na igreja católica são santos ( pessoas comuns que depois de falecidas, retornam como mentores e ajudam em milagres).

Não é necessários que todos os mentores sejam espirituais ou com vínculos religiosos. Abaixo cito alguns tipos.

Mentores espirituais.

Temos figuras históricas da bíblia como: Jesus, Maria, Anjos, Arcanjos, Santos e outros.

Podemos ter figuras espirituais que não conseguimos definir: Exemplo uma aparição que nos traga tranquilidade, que traga uma mensagem que sabemos ser espiritual mas não  sabemos exatamente o nome, local.

Auto-mentoria (Self mentoring)

  • Personas internas.

Nossas personas podem vir como mentores. É um dos acessos mais comuns, você acorda sem ânimo, olha no espelho e fala: Cadê aquela pessoa que fez isso e aquilo. Uma voz interna e sensação de capacidade podem tomar conta e você assumir essa persona interna.

  • Encontro consigo mesmo no futuro.

O seu eu do futuro que já conquistou e acessou informações, conhecimentos, sabedorias e hábitos podem nos guias para que os mesmo exista em seu futuro. ( Esse mentor é acessado e desenvolvido em uma ponte ao futuro, este é um processo de hipnose/neurolinguística).

  • Encontro com o seu eu no passado.

O seu eu do passado pode ser desta vida ou de uma vida passada.

Mentores familiares.

  • Pessoas falecidas

Pessoas da família que estão falecidas e que podem nos trazer mensagens, seja para uma mensagem de conforto ou para orientar em um assunto específico que esta pessoa tinha influência para sua vida: “Sinto meu pai me falando para investir fundo neste meu sonhos”.

  • Pessoas vivas

No caso de pessoas que estejam vivas e que você não tenha contato, este mecanismo é utilizado na constelação familiar para ajudar o familiar. É muito comum você acessar a mente de pessoas que convive, por exemplo um casal que compra a mesma coisa em mercados diferentes e leva para casa. Filhos que acessam a mente dos pais e pais que ajudam os filhos.

Mentores de outra dimensão.

  • Extraterrestes

São seres que podem ser de outras dimensões, locais distantes e/ou tempos distantes. Em geral são enigmáticos e de difícil comunicação, mas trazem grandes poderes de transformação e ensinamento.

Mentores famosos: Artistas e personalidades famosas, reais ou imaginárias.

Quem tem criança pequena ou conhece, sabe como elas são fascinadas pelo: homem aranha, batman, mulher maravilha. São mentores para elas sobre valores de força, coragem, destemidos e ajudam eles a enfrentarem seus medos.

Para os adultos, temos os artistas e personalidades como referências. Você já deve ter se imaginado conversando, pedindo um conselho para um mentor famoso ou até indagando: O que será que esse famoso faria nesta situação?

Mentores arquétipos.

  • Animais de poder

Para as culturas xamânicas (povos nativos) o acesso a natureza e animais de poder trazem estes mentores, é comum acessarmos estes mentores seja em um ritual religioso holístico ou mesmo em um transe, porque eles estão com sua egrégora atuantes em nossa terra local.

  • Mitológicos

Mitologias de outras culturas como gregos, egípcios, deuses antigos.

  • Arquétipos holísticos

Magos, fadas, duendes, bruxas e muitos outros. Estes mentores também podem ser considerados espirituais, mesmo que não estejam dentro de uma religião específica, mas os seus arquétipos trazem energias e conhecimentos de outras matrizes religiosas.

Forma de acesso a mentores:

  • Acesso direto

O Acesso direto é quando você conhece ou pensa diretamente no mentor, você possui referências conscientes sobre ele, geralmente o mecanismo é que o mentor possui elementos para resolver o problema que está em questão. Exemplo: Estou com uma dificuldade em finanças, o que diria agora o meu avô que sempre foi bom em finanças???

  • Acesso indireto

O Acesso indireto é quando a correlação não existe conscientemente. Geralmente depende de algum nível de transe, porque a consciência não tem nenhuma referências ou tenha capacidade para sozinha realizar esta ligação. O terapeuta pode auxiliar tanto no acesso direto como no indireto, diria que 20% seriam acessos diretos e 80% acessos indiretos. Exemplo de acesso indireto: O consulente (cliente), entrar em contato com um lobo, que traz tranquilidade, força e um pensamento focado, para que o consulente utilize em seu dia a dia.