FLOW – Sua vida nunca será a mesma depois da descoberta de como trabalhar essa sua habilidade.

flow medina

Surfista Gabriel Medina em seu momento de FLOW

Utilizado para: terapia, melhoria de performance, aprendizado e outras aplicações de desenvolvimento cognitivo. 

Flow, em português traduzido como estado ou experiência de fluxo, este conceito foi proposto na década de 70 pelo psicólogo e professor croata Mihaly Csikszentmihalyi, e pode ser definido como:

Um estado mental onde o corpo e a mente fluem em perfeita harmonia, é um estado de excelência caracterizado por alta motivação, alta concentração, alta energia e alto desempenho.

Chamado de experiência máxima ou experiência ótima. As experiências de FLOW muitas vezes são lembradas como os momentos mais felizes da vida da pessoa, os momentos onde ela se sentiu no seu melhor.

 

A busca da Felicidade a busca do FLOW.

Muitas vezes nos dedicamos a inúmeras atividades ao longo do dia sem nos darmos conta da relevância que cada uma delas tem para nós.

Pensando nisso, o professor Mihaly partiu em busca dos elementos que contribuíam para uma vida valer a pena e descobriu que a felicidade não está diretamente relacionada com o aumento de riquezas ou poder aquisitivo dos indivíduos.

Queen Flow

Banda Queen em Flow com plateia – Fred Mercury exemplo de flow artistico.

Segundo as pesquisas do Mihaly sobre o estado de fluxo. Após entrevistar pessoas de diversos níveis de educação e cultura, de alpinistas a monges, percebeu que existiam elementos comuns que indicam a presença do estado:

  • Objetivos claros
  • Concentração e foco elevados
  • Sentimento de êxtase, extraordinariedade
  • Sensação de tempo distorcida (totalmente presente)
  • Feedback direto e imediato
  • Equilíbrio entre o nível de habilidade e de desafio
  • Sensação de controle pessoal sobre a atividade (serenidade, não há preocupações)
  • Motivação intrínseca (atividade é recompensadora em si)

Entramos em estado de FLOW quando fazemos aquilo que realmente gostamos, quando nossas habilidades são compatíveis aos altos desafios:

flow grafico

O desequilíbrio (muita habilidade e baixo desafio trás relaxamento é um resultado tedioso. Quando temos muito desafio e baixa habilidade é frustrante o resultado.

Referências, assista Milhaly falando sobre o estado de fluxo no TED: Ver aqui