Cultura e Diretrizes
Lembro de 2004, estava em uma feira em SP, trabalhava em uma empresa importando bolsas de marca. Passou um pessoal da recém fundada submarino, um tal de e-commerce que seria o futuro na venda para o varejo. Fomos eu e meu chefe na sede da submarino, ainda na barra funda. A ideia era muito nova: Deixe parte do estoque com eles, iriam vender em seu site, entregar e dar a possibilidade de uma maior capilaridade. Parecia ótima a ideia a cultura da empresa com salas de descompressão e foco em seu relacionamento com os clientes e colaboradores. Mas o que me chamou atenção: Uma sirene vermelha em todos os ambientes e não é que toca a sirene vermelha, saem todos correndo, desde diretor, CEO, faxineira e vão para a linha de pacotes… A empresa na prática estava mostrando que a principal diretriz era entregar o pedido, antes da cultura, hierarquia, cargos, emails e desculpas, chamados…
Aquilo ficou muito tempo na minha mente e hoje sabemos o sucesso da Submarino Viagens e como ela sobreviveu em um mercado tão concorrido, realmente a diretriz principal sobre: Pra que esse negócio serve às pessoas? tem e deve ser a cultura principal da empresa.
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