O trade não é apenas operar, se divide em 3 momentos onde cada momento tem sua função específica. Neste artigo te ajudo a entender estes principais pontos e prepara o seu operacional para obter consistência no trade.

Os 3 grandes momentos para a consistência no trade

1- Preparar o ferramental.

2- Operação.

3- Avaliação dos resultados e propor mudanças.

É interessante passar o seu checklist para obter consistência no trade na sequência abaixo:

1- Preparar o ferramental.

Entenda que este momento de preparação pode ser de 5 minutos à 5 dias, depende exatamente do que você está trabalhando e a profundidade do que está trabalhando. O ferramental pode ser dividido em 2 partes: externo e interno.

O ferramental interno é mental, exige mais atenção e mais tempo em seu desenvolvimento. É exatamente essa ferramental que eu trabalho ajudando os traders a desenvolver. (Clique aqui para saber mais).

 

 

1.1- Técnica: Aprender e aprimorar um conceito técnico, entender como ele funciona, quais as etapas que você deve seguir, você pode anotar pontos importantes ao lado em papel, como regras operacionais importantes a seguir, até a técnicas estar fluida.

1.2- Equipamento Hardware: A plataforma funciona ok em seu PC? O sistema operacional está confiável ou travando, reiniciando sozinho, a internet cai, está com a conta paga?, O mouse está funcionando bem, tem mouse de reserva? Tem celular com conexão de dados, caso a internet ou PC tenha falha de conexão, telefone da mesa de operação da corretora anotado? (já necessitei quando acabou a energia no meu bairro).

1.3 Usabilidade: O monitor está com uma boa resolução? Você consegue ver os números necessários na plataforma? O local da sua mesa de operação bate sol, tem muito barulho no ambiente que você opera? Como está a cadeira, altura da cadeira, sente dor nas costas? Qual a temperatura do ambiente? Fica muito quente, frio?

O ferramental interno é mental, exige mais atenção e mais tempo em seu desenvolvimento. É exatamente essa ferramental que eu trabalho ajudando os traders a desenvolver. (Clique aqui para saber mais).

Abaixo os ferramentais internos (mentais):

1.4 – Expectativa: É a projeção mental que você realiza sobre um resultado, exemplo realizar x pontos ou reais em 1 hora de trade, projetar como será sua semana e resultados do mês, pensar no que irá gastar ou aplicar o dinheiro que ainda não ganhou. A expectativa pode direcionar seus estudos e esforços, mas pode também em descontrole provocar ansiedade, stress, frustração, pressa e péssimas escolhas.

1.5 – Humor: Pode ser entendido como o estado emocional, seja o seu ou do mercado que está operando. O mercado por muitas vezes pode estar comedido ou extremamente eufórico, mudando a fluidez, volume de negócios e direção de um papel, interpretar o seu humor em conjunto com o mercado é fundamental. Porque você pode estar eufórico e confiante, enquanto o mercado está apreensivo e ou caótico. Quando o seu humor não está alinhado com o humor do mercado suas decisões podem ser as piores possíveis.

1.6 – Nível de stress: Controlar o nível de stress é fundamental para ter recursos como: paciência, persistência, controle e outras emoções em um bom nível de gestão. O nível de stress fora do normal é fácil de identificar, descontroles como: eufórico ou pessimista demais sobre qualquer situação de ganho/perda já são indicativos. Assim como a impaciência em esperar bons momentos ou não seguir planejamentos/gestão financeira operacional.

Como melhorar a gestão emocional?

Tenho um programa de acompanhamento caso a caso que proponho exercícios e atividades mentais para desenvolvimento desta gestão. Entre em contato clicando aqui.

 

Ansiedade trade

2- Operação.

A melhor referência que você pode obter para um operacional é baseado no militarismo (ver wikipedia). Afinal, temos a mais extensa e estudada literatura da história humana com base em operações de guerra.

O teatro de guerra é a organização sobre o que ocorre: Quais são os recursos disponíveis (tempo, financeiro), quais são os resultados esperados: positivos ou negativos.

Todo operacional/operação está embasada em uma estratégia específica, seguir mais à risca possível esta estratégia ajuda a eliminar fatores como: sorte, azar, aleatoriedade de resultados ou o não desenvolvimento de uma boa estratégia/utilização dos recursos.

3- Avaliação dos resultados e propor mudanças.

É neste momento que você pode iniciar as alterações. Inicialmente anotando o que ocorreu, seja o resultado numérico ou a sensação. É extremamente importante essa geração de relatório, pois você pode ter boas ideias e propostas de mudança no operacional que serão esquecidas caso não anote, ou pode esquecer ou nem mesmo calcular o volume  financeiro já perdido nos últimos 3 meses, pensando ainda que é viável o seu operacional ou está em situação lucrativa.

A avaliação também é importantíssima para o estabelecimento de uma boa saúde mental, tendo objetivos a curto, médio e longo prazo. Você tem a oportunidade de saber exatamente como está a sua caminhada e em qual fase está do seu desenvolvimento de consistência. Posso te ajudar a organizar seu mental e operacional para conquistar consistência no trade. (Clique aqui para saber mais).