A inteligência emocional está se tornando o grande diferencial profissional que as empresas procuram.

Saiba como trabalhar essa característica e ter a postura profissional positiva adequada.

A Inteligência Emocional tem se tornado uma habilidade cada vez mais prestigiada no dia a dia profissional. Segundo estudos realizados na Universidade de Harvard, somente 15% dos nossos resultados estão ligados a nível de desenvolvimento técnico. Enquanto os outros 85% estão ligados a questões de habilidades e atitudes que são exatamente onde nossa inteligência emocional atual. A Inteligência Emocional se caracteriza pela capacidade de um indivíduo administrar as próprias emoções e usá-las em seu favor, além de compreender as emoções das outras pessoas, construindo relações saudáveis e fazendo escolhas conscientes. Esta definição você pode encontrar na Wikipedia e outros lugares.

A importância da inteligência emocional para o ambiente corporativo:

Muitos profissionais em algum momento de suas carreiras enfrentam problemas de relacionamento no trabalho em sua inteligência emocional. A questão afeta a todos os níveis e idades dos trabalhadores.

A plataforma D’hire realizou uma pesquisa e apontou que, dos 300 profissionais da área de Recursos Humanos que foram entrevistados, 54,4% consideram igualmente importante as características comportamentais e técnicas dos profissionais contratados. Os resultados mostram que as habilidades comportamentais são cada vez mais relevantes para o sucesso profissional, e a Inteligência Emocional é considerada a principal competência para destacar colaboradores.

Ter controle emocional é fundamental para manter uma postura profissional positiva e adequada.  Saber lidar com as emoções no ambiente profissional e com os diferentes tipos de personalidade é vital para uma carreira de sucesso. A Inteligência Emocional também ajuda a desenvolver pontos como aumento da autoestima e da autoconfiança, melhora na comunicação, e, claro, alta performance. A competência emocional tem seu início na autoconsciência, e, portanto, pode ser trabalhada e desenvolvida a qualquer momento.

Abaixo dicas de como ter maior inteligência emocional:

1- Trabalhe o que você fala e o que você escuta.

Trabalhe para ter um vasto “vocabulário emocional”. Dizer apenas que está se sentindo “mal” é muito diferente de se descrever como “perplexo”, “frustrado” ou “ansioso”. Pessoas com inteligência emocional sabem gerir seus próprios sentimentos porque sabem exatamente quais são eles. Também é valido filtrar o que está ouvindo, quando alguém diz: “não gosto disto”. Significa que ela não gosta do que aparenta aquela experiência remete a ela, não diz respeito a você ou como você está realizando aquele processo.

2- O estado emocional do outro não está relacionado a você.

Crie empatia, muitas vezes o final de semana do seu colega de trabalho, chefe ou subordinado não foi bom como o seu ou o mesmo está passando por problemas familiares. O mesmo também é valido muitas vezes as pessoas não sabem sobre suas dificuldades e as mesmas acabam transparecendo para seu convívio profissional. Portanto, se você for tratado de forma rude, pense que naquele momento a pessoa pode não ter outro recurso emocional e a maneira como ela se expressa pode não ter relação nenhuma contigo.

3- Trabalhe a suas persona profissional.

Já ouviu a frase: “amigos, amigos, negócios à parte”. É primordial que a sua persona profissional esteja distanciada da sua persona profissional. Esse apontamento você pode realizar depois de uma reunião tensa, descontraindo com a pessoa em questão. Explicando para ela que seu posicionamento contrário a ela tem relação apenas com a persona profissional, que pessoalmente você observa valores, qualidades e elogiar seu empenho em defender seu ponto de vista.

4- Não crie comparações emocionais.

“Fulano gosta mais de sicrano do que de mim e isso impedirá meu crescimento profissional”. Esse pensamento é comum em muitas pessoas que como citei no item acima; misturam as personas profissionais e pessoais. É uma crença comum em nossa cultura que tenhamos uma relação de amizade, coleguismo e um ambiente divertido o tempo todo. Não crie estas comparações que podem levar você a ser parcial, não criterioso e informal demais.

5- Trabalhar suas questões emocionais fora do ambiente corporativo (Ajuda profissional).

Passamos muitas horas no ambiente de trabalho, muitas vezes mais do que passamos com nossos familiares durante a semana. É comum projetar figuras familiares em chefes, amigos e outras pessoas do trabalho. Descontroles emocionais são comuns porque situações de stress, cobrança, alta responsabilidade pode desencadear gatilhos que estão escondidos a muito tempo em nossa mente.

Por isso, é fundamental contar com um profissional que possa te ajudar com neurolinguística, hipnose e regressão. Onde você irá trabalhar estes conteúdos e ter seu controle emocional para se sentir bem e centrada no ambiente de trabalho.

Um presente para você

Como você leu este artigo até aqui, vejo que a inteligência emocional é um assunto importante para sua vida profissional, pessoal. Clique aqui e após preencher o formulário me relatando as questões que você gostaria de resolver sobre inteligência emocional, vou dispor 30min do meu tempo para indicar caminhos e soluções que você pode tomar. Maravilhoso?! Imagine os seus próximos resultados tendo o devido controle da sua inteligência emocional.

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